quarta-feira, 19 de outubro de 2016

XXII CIENTEC começa nesta quarta-feira e propõe reflexão sobre a vida

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta a partir das 9h desta quarta-feira, 19 de outubro até a sexta-feira, 21, na Praça Cívica do campus a XXII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) com o tema Nós no Planeta levando ao público apresentações científicas e culturais. O tema Nós no Planeta,  escolhido em votação pela comunidade acadêmica,  propõe uma reflexão sobre a vida no mundo atual e a responsabilidade de cada um sobre as condições de vida digna e  necessidade de salvaguardar estas condições para gerações futuras.
O evento abriga três grandes dimensões: Feira da CIENTEC, Reuniões Acadêmico-Científicas e Eventos de Cultura, expondo os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da Universidade e buscando uma interface com a sociedade. A abertura oficial será feita no palco do anfiteatro, às 19h30, com a presença da reitora  Ângela Paiva e apresentações artísticas da Orquestra Sinfônica da UFRN e do Grupo de Dança da UFRN (OSUFRN/ GDUFRN).
Feira da CIENTEC é organizada a partir de pavilhões que abrigam exposições interativas e transdisciplinares com foco nas produções da Universidade e de outras instituições públicas federais, estaduais e municipais, envolvendo também empreendedores locais.
As Reuniões Acadêmico-Científicas é uma dimensão que ocupa espaços além da área da Feira, com palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos abertos à comunidade universitária e ao público em geral. Essas reuniões começam a partir de hoje, dia 18, e os interessados em participar podem ter acesso a programação no link para realizar sua inscrição de forma presencial.
CIENTEC Cultural organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC) com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) reúne os eventos artísticos da programação com apresentações e discussões pedagógico-culturais, promovendo uma integração por meio de atividades variadas  na música, no cinema e no teatro. Este ano as apresentações ocorrem nos seguintes espaços: Escola de Música da UFRN,  Biblioteca Central, Anfiteatro, Setor de Aulas II e no Espaço Multiuso - Praça Cívica.
A valorização dos artistas potiguares e dos grupos de dança e música da UFRN é mais uma grande aposta desta edição. Também está confirmada a presença de cantores regionais como o pernambucano Juvenil Silva e o paraibano Escurinho, entre as atrações do palco principal. O cantor natalense Rodrigo Lacaz, que vem ganhando destaque apresentando-se em luaus na praia de Ponta Negra e em várias capitais brasileiras e, também, fora do país, como Milão e Itália, é uma das atrações do encerramento da Cientec. Confira a programação completa dos eventos culturais no site  do NAC.
Organização garante qualidade e segurança
O pró-reitor adjunto de Extensão, Breno Cabral, destaca a grandiosidade da Feira que este ano aprovou mais de 232 trabalhos científicos para exposição. “A CIENTEC deixou de ser um evento da UFRN e hoje é um evento do Estado do Rio Grande do Norte”. Breno garante que mesmo diante da crise, os participantes terão a mesma qualidade e segurança dos anos anteriores, e que o evento contempla o  acesso ao serviço de internet wi-fi em mais de 90% do espaço físico. Além disso, a praça de alimentação contempla uma variedade de opções para os visitantes, como o famoso serviço de food trucks.
De acordo com Leonardo Mendes, coordenador adjunto do segmento acadêmico da Cientec, os estandes e pôsteres que serão apresentados, envolvem inovações tecnológicas e científicas em diversas áreas como educação, saúde, meio ambiente, comunicação e direitos humanos. Ao todo são 80 estandes armados e divididos em quatro pavilhões. O Museu Câmara Cascudo, o Parque da Ciência, a Fazendinha, o Instituto Metrópole Digital e o Laboratório ExoLAB são algumas das atrações.  Acesse a programação completa de estandes aqui.