Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

23% das cidades do país não terão nenhuma mulher na Câmara

Por Thiago Reis/G1
Uma em cada quatro cidades do país não terá nenhuma mulher na Câmara Municipal no ano que vem. Levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que 1.291 municípios elegeram apenas homens vereadores (o que representa pouco mais de 23% do total).
O estado com o maior número de cidades sem mulheres nas Câmaras é Minas Gerais. São 278. Logo atrás aparece São Paulo, com 155. Bahia tem 105 municípios sem representatividade feminina e Paraná, 104.
Outros 1.963 municípios do país contarão com apenas uma mulher entre os vereadores (ou seja, mais de 1/3 do total). Só 885 cidades têm mais de duas representantes.
Entre as 5.568 cidades que elegeram vereadores no Brasil, apenas 23 contam com mais mulheres que homens no Legislativo. E só um município, em Pernambuco, tem exatamente o mesmo número de vereadoras e vereadores.
Nenhum município do país conta com uma Câmara formada exclusivamente por mulheres. As duas cidades com a maior representatividade feminina são Senador La Rocque (MA) e Uruçuí (PI), em que 64% das Casas serão compostas por mulheres (7 dos 11 vereadores).
Já a única cidade do país onde há exatamente o mesmo número de mulheres e homens é Arcoverde (PE). Dos 10 eleitos, 5 são de cada sexo. Na população brasileira, as mulheres representam pouco mais que a metade (51,4%).
O percentual de cidades sem mulheres é praticamente o mesmo que o registrado nas eleições de 2012, assim como a proporção de mulheres eleitas para o cargo, que também se manteve. Neste ano, 13,5% dos eleitos são mulheres – ou 7,8 mil de 57,8 mil candidatos. Há quatro anos, o percentual foi de 13,3% – 7,7 mil de 57,4 mil candidatos. Leia mais
Esta é a segunda eleição municipal com a vigência da lei 2.034/2009, que estabelece que "cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo". O número de candidatas mulheres, no entanto, também não subiu.
Veja a lista das únicas 23 cidades com mais mulheres eleitas vereadoras no país:
Senador La Rocque (MA)
Uruçuí (PI)
Apuiarés (CE)
Amapá Do Maranhão (MA)
Bueno Brandão (MG)
Coronel Sapucaia (MS)
Santa Carmem (MT)
Calumbi (PE)
Cabeceiras Do Piauí (PI)
Canavieira (PI)
São José Do Divino (PI)
Ourizona (PR)
Campo Grande (RN)
Carnaubais (RN)
Espírito Santo (RN)
Olho D'água Do Borges (RN)
Caroebe (RR)
Maçambará (RS)
Nova Europa (SP)
Mari (PB)
Dormentes (PE)
Inhuma (PI)
Breu Branco (PA)

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)