Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Pesquisas falsas e estatísticas mentirosas enganam; tome cuidado ao usá-las

Dedé Camilo
As pesquisas enganosas - a maioria divulgada através de mensagens de celular e em panfletos - podem ser denunciadas no Ministério Público Federal (MPF), responsável por investigar crimes eleitorais. Se algum candidato for pego propagando falsa pesquisa, ele pode responder judicialmente junto à Corte Eleitoral por crime contra democracia.
Hoje foi divulgado um pesquisa através das redes sócias Facebook e whatsapp querendo manipula os eleitores santo-antoniense e pesquisamos os órgão responsável pela divulgação e não encontramos nenhuma referência ao jornal Gazeta de Notícias Online no RN, também a respeito do Instituto Enquete Capital e a Associação de Caprinos e Ovinos do RN não encontramos nada que se refere a veracidade da existência dos órgãos citados.
Segundo o blog Ultimas Repartição, entretanto, mesmo assim, resolvi postar. Qual a intenção? Garanto que não eleitoreira. A intenção foi alertar as pessoas que navegam nas redes sociais, e na internet de forma geral, para não dar crédito a tudo que veem e que leem. Muito menos compartilhar. A partir do momento que você compartilha uma notícia falsa você está sendo instrumento na propagação de mentiras. Vamos ser mais cuidadosos. Todos somos responsáveis por aquilo que compartilhamos. E isso serve também para vídeos e imagens com conteúdo de violência, sexual e pornográfico explícitos. Você caiu numa pegadinha.
Antes de compartilhar, pesquise nos buscadores para saber se é verdade. Leia, informe-se e apure. É rapidinho, fácil, justo e digno. #NãoSejaUmPropagadorDeMentiras.

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)