Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Pesquisadores encontram nova espécie de dinossauro na Paraíba, Diz a folha SP

Portal Correio
Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco descobriram em Sousa, Sertão paraibano, a 438 km de João Pessoa, fósseis de uma espécie até então desconhecida de titanossauro. O herbívaro pré-histórico, famoso por possuir longo pescoço, teria vivido na Paraíba há cerca de 136 milhões de anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (25), pela Folha de S. Paulo. 
De acordo com a publicação, estudos liderados pela paleontóloga Aline Ghilardi concluíram que o material – fragmentos de fíbula, parte do osso da perna – trata-se de uma espécie inédita. Ainda conforme a Folha, a pesquisa teria pelo menos outros dois grandes méritos: o fato de ser a primeira identificação eficaz de grandes répteis que habitaram a Paraíba e ser vestígio da espécie mais antiga do período Cretáceo (entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás) já identificada no Brasil.Veja vídeo mais abaixo.
Segundo a reportagem, quem primeiro encontrou o material foi Luiz Carlos Gomes, morador de Sousa. Ele viu o osso preso em pedras e sedimentos e tirou uma foto. A imagem circulou na internet, até chegar aos pesquisadores da UFPE, que viram potencial naqueles fragmentos.
Com apoio da Secretaria de Turismo, o material foi recolhido e levado para laboratórios em Pernambuco. Os fragmentos ósseos já foram trazidos de volta para Paraíba e, em breve, devem ser expostos no Vale dos Dinossauros, parque que atrai milhares de turistas todos os anos por abrigar trilhas com pegadas dos animais pré-históricos.
Agora, os pesquisadores esperam a coleta de mais frações osséas para aprofundar o estudo e ter informações suficientes para realizar uma descrição completa e oficial do réptil. O novo dinossauro, por enquanto, se chama Sousatitan - o titã de Sousa, apelido criado pela equipe de paleontólogos.  

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)