segunda-feira, 18 de julho de 2016

Evangelho do Dia/Santo do Dia

18 de julho de 2016 – CNBB
1ª Leitura - Mq 6,1-4.6-8
Foi-te revelado, ó homem, o que o Senhor exige de ti.
Leitura da Profecia de Miquéias 6,1-4.6-8
1Ouvi o que diz o Senhor: 'Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze que as colinas ouçam tua voz'.
2Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel.
3'Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me.
4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria.
6'Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano?
7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares, e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?'
8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 49,5-6. 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b)
R. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
5'Reuni à minha frente os meus eleitos, * que selaram a Aliança em sacrifícios!'
6Testemunha o próprio céu seu julgamento, * porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.R.
8Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa * nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R.
16b'Como ousas repetir os meus preceitos *
16ce trazer minha Aliança em tua boca?
17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.
21Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.
23Quem me oferece um sacrifício de louvor, * este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, * eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.R.
Evangelho - Mt 12,38-42
No dia do juízo, a rainha do Sul
se levantará contra essa geração.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,38-42
Naquele tempo:
38Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.'
39Jesus respondeu-lhes: 'Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.
41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.'
Palavra da Salvação.
Reflexão - Mt 12, 38-42
Nós estamos diante de Jesus, alguém que é muito mais do que Jonas, alguém que é muito mais do que Salomão, mas alguém que só é grande para quem o conhece e acredita nele. Estamos diante de Jesus, o próprio Filho de Deus que se fez homem e veio habitar no meio de nós para nos dar toda sorte de bênçãos e graças que vêm do próprio Deus. Estamos diante daquele que nos revela o Pai e o seu plano de amor. Estamos diante daquele que nos envia o Espírito Santo. Estamos diante daquele que nos envia em missão porque quer que todas as pessoas reconheçam que estão diante dele, possam conhecê-lo melhor e usufruir de tudo de bom que ele nos concede no seu amor.
SANTO DO DIA
São Francisco Solano, buscava evangelizar a muitos
Em Lima, dentro da Ordem, era um formador de novos evangelizadores
Nasceu na Espanha no ano de 1549. Sua formação passou pelo colégio jesuíta, ingressando mais tarde na Ordem Franciscana. Prestou ali muitos serviços, mas seu grande desejo era a evangelização para muitos. Foi quando deixou a Europa e foi para a América Latina.
Chegou em Lima (Peru), evangelizando também pela Argentina, Chile, Paraguai, Andes etc. Tudo isso em busca de evangelizar a muitos.
Francisco Solano consumiu-se na evangelização. Por obediência voltou a Lima para ser, dentro da Ordem, um formador de novos evangelizadores.
Solano faleceu com 61 anos pronunciando palavras de louvor ao Senhor: “Deus seja bendito!”
Quem se consome pelas almas, tem a certeza de que Deus foi glorificado.
São Francisco Solano, rogai por nós!