sábado, 18 de junho de 2016

UFRN é a 104ª melhor universidade da América Latina; 26ª do Brasil

Mossoró Hoje - O QS University Rankings 2016 colocou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 44º lugar entre as instituições de ensino superior da América Latina e na liderança entre as instituições do Nordeste e do Norte do país, com a nota geral de 67,8. No ano passado, a UFPE ficou na 46ª posição entre as latino-americanas.  Entre as brasileiras, a Universidade ficou na 15ª posição.
Um dos mais prestigiados levantamentos de qualidade de ensino do mundo, o QS University Rankings, colocou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como a 26ª melhor universidade do Brasil e 104ª da América Latina.
A UFRN é a única instituição de ensino superior pública do estado a integrar o ranking, que avalia cinco critérios: Reputação Acadêmica; Relação professor/aluno; Citações por artigo; Artigos/professor e Artigos com colaboradores internacionais. A nota geral da Universidade foi 47 pontos.
MEC destaca UFRN e Ufersa como as melhores universidades do RN
O QS University Rankings destaca ainda que a UFRN é principal centro universitário no Rio Grande do Norte. Além disso, é uma das dez maiores universidades brasileiras em número de alunos de graduação, com mais de 36 mil discentes, oferecendo 78 cursos de graduação, sendo 7 com ensino à distância.
Ranking
A melhor universidade do mundo, de acordo com o ranking da QS, é o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Na sequência aparecem: Universidade Harvard, Universidade de Cambridge, Universidade Stanford, Instituto de Tecnologia da Califórnia e Universidade de Oxford.
A Universidade de São Paulo (USP) consolida a sua posição como a universidade mais importante da América Latina, classificando-se em primeiro lugar mais uma vez. A universidade ficou ainda em 143º lugar no ranking mundial, e em 9º na classificação entre os países do Brics (Rússia, Índia, China, África do Sul e Brasil).
Quando consideradas apenas as brasileiras no ranking latino-americano, a Universidade Federal de Pernambuco fica na 15ª colocação. As outras instituições brasileiras entre as melhores da América Latina são a Unicamp (2ª), UFRJ (5ª) e a UnB (9ª). Com exceção da UnB, que subiu uma posição em relação ao ano passado, todas as outras já ocupavam o mesmo lugar no ranking de 2015.
O Brasil continua dominando o ranking latino-americano. Entre as 300 universidades que entraram no ranking, 76 são brasileiras.