Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Evangelho do Dia/Santo do Dia

9 de junho de 2016 – CNBB
1ª Leitura - 1Rs 18, 41-46
Elias orou e o céu deu a chuva. (Tg 5,18)
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 18,41-46
Naqueles dias:
41Elias disse a Acab:'Sobe, come e bebe,porque já ouço o ruído de muita chuva'.
42Enquanto Acab subia para comer e beber,Elias subiu ao cume do Carmelo,
prostrou-se por terra e pôs o rosto entre os joelhos.
43E disse ao seu servo:'Sobe e observa na direção do mar'.Ele subiu, observou e disse:'Não há nada'. Elias disse-lhe de novo:'Volta sete vezes'.
44É sétima vez o servo disse:'Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem'.Então Elias disse-lhe: 'Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a chuva não o detenha'.
45Nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e partiu para Jezrael.
46A mão do Senhor esteve sobre Elias; e ele, cingindo os rins, correu adiante de Acab até a entrada de Jezrael.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 64,10abcd. 10e-11. 12-13 (R. 2a)
R. Ó Senhor que o povo vos louve em Sião!
10aVisitais a nossa terra com as chuvas,*
10be transborda de fartura.
10cRios de Deus que vêm do céu derramam águas,*
10de preparais o nosso trigo.R.
10eÉ assim que preparais a nossa terra:*
11vós a regais e aplainais,os seus sulcos com a chuva amoleceis*e abençoais as sementeiras.R.
12O ano todo coroais com vossos dons,*os vossos passos são fecundos;transborda a fartura onde passais,*
13brotam pastos no deserto.As colinas se enfeitam de alegria.R.
Evangelho - Mt 5,20-26
Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,20-26
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vósouvistes o que foi dito aos antigos:'Não matarás!Quem matar será condenado pelo tribunal'.
22Eu, porém, vos digo:todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo;
quem disser ao seu irmão: 'patife!'será condenado pelo tribunal;quem chamar o irmão de 'tolo'será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24deixa a tua oferta ali diante do altar,e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário,enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz,o juiz te entregará ao oficial de justiça,
e tu serás jogado na prisão.
26Em verdade eu te digo: dali não sairás,enquanto não pagares o último centavo.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Mt 5, 20-26
Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça.
SANTO DO DIA
São José de Anchieta, modelo de evangelização
José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espírito Santo
Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI. Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra – Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.
Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus. Anchieta entrou na Companhia de Jesus em 1551, fez um noviciado exigente, e mesmo com a saúde frágil fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência, em 1553.
Neste mesmo ano foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz ele pôde evangelizar. Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas. Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar. Homem fiel à santa doutrina, à sua congregação e acima de tudo, fiel ao Espírito Santo. Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia etc. Consumia-se na missão.
José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espírito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.
Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta foi beatificado em 22 de junho de 1980 pelo Papa João Paulo II, e no dia 3 de abril de 2014 foi declarado santo por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco.
São José de Anchieta, rogai por nós!

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)