sábado, 4 de junho de 2016

Evangelho do Dia/Santo do Dia

4 de junho de 2016 – CNBB
1ª Leitura - Is 61,9-11
Exulto de alegria no Senhor.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,9-11
9A descendência do meu povo será conhecida entre as naçðes, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.
10Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação,envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias.
11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as naçðes.
Palavra do Senhor.
Salmo - 1Sm 2,1.4-5.6-7 8abcd (R. cf. 1a)
R. Meu coraçóo se regozija no Senhor.
1Exulta no Senhor meu coração, *e se eleva a minha fronte no meu Deus;
minha boca desafia os meus rivais *porque me alegro com a vossa salvação.R.
4O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, *mas os fracos se vestiram de vigor.
5Os saciados se empregaram por um pão, *mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, *mas a móe de muitos filhos definhou.R.
6É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, *faz descer à sepultura e faz voltar;
7é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, *é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.R.
8aO Senhor ergue do pó o homem fraco, *
8bdo lixo ele retira o indigente,
8cpara fazê-los assentar-se com os nobres *
8dnum lugar de muita honra e distinção.R.
Evangelho - Lc 2,41-51
Sua mãe conservava no coração todas estas coisas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,41-51
41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém,para a festa da Páscoa.
42Quando ele completou doze anos,subiram para a festa, como de costume.
43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém,sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana,caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-loentre os parentes e conhecidos.
45Não o tendo encontrado,voltaram para Jerusalém à sua procura.
46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas.
48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse:"Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura".
49Jesus respondeu: "Por que me procuráveis?Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?"
50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.
51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.
Palavra da Salvação.
SANTO DO DIA
Imaculado Coração de Maria
Esta memória ao Imaculado Coração de Maria não é nova na Igreja; tem as suas profundas raízes no Evangelho que repetidamente chama a nossa atenção para o Coração da Mãe de Deus. Por isto na Tradição Viva da Igreja encontramos confirmada pelos Santos Padres, Místicos da Idade Média, Santos, Teólogos e Papas como o nosso João Paulo II.
“Depois ele desceu com eles para Nazaré; era-lhes submisso; e a sua mãe guardava todos esses acontecimentos em seu coração”. Este relato bíblico que se encontra no Evangelho segundo São Lucas, uni-se ao do canto de Louvor – Magnificat – a compaixão e intercessão diante do vinho que havia acabado e a presença de Maria de pé junto a Cruz, para assim nos revelar a sintonia do Imaculado Coração de Maria para com o Sagrado Coração de Jesus.
Dentre os santos se destacou como apóstolo desta devoção São João Eudes, e dentre os Papas que propagaram esta devoção de se destaca Pio XII que em 1942 consagrou o mundo inteiro ao Coração Imaculado de Maria.
As aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, no ano de 1917, de tal forma espalhou a devoção ao Coração de Maria que o Cardeal local disse: “Qual é precisamente a mensagem de Fátima? Creio que poderá resumir-se nestes termos: a manifestação do Coração Imaculado de Maria ao mundo atual, para o salvar”. Desta forma pudemos conhecer do Céu que o Pai e Jesus querem estabelecer no mundo inteiro a devoção do Imaculado Coração que encontra fundamentada na Consagração e Reparação a este Coração que no final Triunfará.
Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação!