segunda-feira, 16 de maio de 2016

UFRN seleciona vítimas de assalto como voluntários para pesquisa

G1 RN - Os programas de Pós-Graduação em Neurociências e em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão selecionando voluntários que tenham sido assaltados em Natal. Os interessados devem ser do sexo masculino, por representarem o grupo de maior exposição, e ter entre 18 e 55 anos.
Segundo Bernardete Sousa, professora do Instituto do Cérebro (ICe), a pesquisa tem o intuito de analisar os sintomas e as características biológicas associadas à intervenção psicológica pela técnica de Experiência Somática. “A técnica consiste no enfoque da consciência corporal no tratamento do trauma, visando restabelecer funções corporais ideais a partir de experiências verbais e não verbais, das sensações internas e movimentos corporais”, explicou.
A participação dos voluntários no estudo terá duas fases. Na primeira etapa, os interessados devem responder um questionário. Já a segunda fase é optativa, sendo um programa de tratamento gratuito que utilizará intervenção psicológica e avaliação de hormônios, além da atividade cardíaca.
Para participar da triagem, basta se dirigir ao Laboratório de Pesquisa Clínica, localizado no 2º subsolo do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, ou nas segundas e sextas-feiras das 9h às 11h30.
Em caso de dúvidas, as perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail contato@neuro.ufrn.br.