quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fiéis montam tapetes de Corpus Christi pelo país

G1 SP - Fiéis montaram tapetes para celebrar o Corpus Christi em diversas cidades do país nesta quinta-feira (26). Eles usam serragem, flores, pó de café, sal e materiais reciclados nos desenhos coloridos de inspiração religiosa. Os tapetes são usados na passagem das procissões que marcam a data. Confira como foi a celebração pelo Brasil:
BAHIA
Em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, os fiéis montaram tapetes tradicionais do Corpus Christi  que totalizaram 2 km.Também houve celebrações da data na capital baiana.
CEARÁ
Fiéis católicos de várias cidades do Ceará também fizeram tapetes nesta quinta-feira.
DISTRITO FEDERAL
Fiéis montaram um tapete para celebrar Corpus Christi no Eixo Monumental, em Brasília.
ESPÍRITO SANTO
O feriado teve a tradicional montagem de tapetes de Norte a Sul do Espírito Santo. Em Castelo, Linhares, Vitória e Vila Velha não faltaram voluntários para deixar a festa bonita.

GOIÁS
Fiéis se reúnem nesta manhã para montar os tradicionais tapetes de serragem no anel interno da Praça Cívica, em Goiânia. A expectativa é formar uma passarela de 1 km com imagens para celebrar Corpus Christi.

MATO GROSSO DO SUL
Em Campo Grande, grupos de cristãos chegaram por volta das 6h para montar tapete.

MINAS GERAIS
Cidades do Sul de Minas, como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Jacutinga e Varginha, realizam celebrações e as procissões sobre o tapete de Corpus Christi.
Um tapete de mais de um quilômetro marca a tradicional procissão em Belo Horizonte.
Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, voluntários passaram a madrugada preparando os tapetes de serragem para a tradicional procissão.
PARANÁ
Milhares de fiéis de Curitiba participaram da tradição e tiveram que enfrentar o frio de 9ºC registrados nas primeiras horas do dia.

PERNAMBUCO
Tapetes para celebrar o dia também foram montados em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ao todo foram feitos 300 metros de  tapete, que são usados na passagem da procissão. O trabalho envolveu cerca de 300 pessoas.
RIO DE JANEIRO
Fiéis católicos de várias paróquias do município de São Gonçalo se uniram num mutirão durante a madrugada para a confecção do tradicional tapete.
RIO GRANDE DO SUL
Em Porto Alegre, em vez de montar os tapetes que costumam cobrir as ruas com serragem colorida, os fiéis decidiram celebrar a data com um gesto de caridade. Oitenta e duas paróquias se uniram para arrecadar 1.660 cobertores e montar um tapete diferente.
SÃO PAULO
Fiéis enfrentaram o frio na madrugada desta quinta-feira (26) para decorar o calçadão da Catedral da Sé, em São Paulo. No centro histórico de Santana de Parnaíba, os tapetes são construídos perto da igreja matriz. No total, 150 pessoas trabalham na confecção dos 60 tapetes, que vão se estender por 850 metros.