sábado, 21 de maio de 2016

Evangelho do Dia/Santo do Dia

21 de maio de 2016 – CNBB
1ª Leitura - Tg 5,13-20
A oração fervorosa do justo tem grande poder.
Leitura da Carta de São Tiago 5,13-20
Caríssimos:
13Se alguém dentre vós está sofrendo,recorra à oração.Se alguém está alegre,
entoe hinos.
14Se alguém dentre vós estiver doente,mande chamar os presbíteros da Igreja,
para que orem sobre ele,ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
15A oração feita com fé salvará o doente e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados,receberá o perdão.
16Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder.
17Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses.
18Em seguida tornou a orar, e o céu deu a chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto.NMeus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir,
20saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.
Salmo - Sl 140, 1-2. 3.8 (R. 2a)
R. Minha oração suba a vós como incenso!
1Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; *quando eu grito, escutai minha voz!
2Minha oração suba a vós como incenso, *e minhas mãos, como oferta da tarde!R.
3Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *e vigias às portas dos lábios!
8A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, *em vós me abrigo: poupai minha vida!R.
Evangelho - Mc 10,13-16
Quem não receber o Reino de Deus como uma criança,
não entrará nele.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,13-16
Naquele tempo:
13Traziam crianças para que Jesus as tocasse.Mas os discípulos as repreendiam.
14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse:'Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.'
16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Mc 10, 13-16
O Reino de Deus é para aqueles que são como crianças. A criança é aquela que depende totalmente das outras pessoas e não tem nada a oferecer em troca daquilo que lhes dão. Assim devemos ser diante de Deus. Devemos ter plena consciência de que dependemos totalmente dele para que possamos entrar no Reino dos Céus e nada podemos oferecer em troca disso. A salvação nos é dada pelo amor gratuito de Deus e pelos méritos de Jesus Cristo. Ninguém pode se salvar. Jesus é o único salvador.Devemos, como as crianças diante dos adultos, colocar a nossa confiança em Deus, e viver em constante ação de graças porque ele, gratuitamente, nos salva.
Pertenceu à Companhia de Jesus como sacerdote jesuíta dedicado aos jovens e ao anúncio da Palavra de Deus
SANTO DO DIA
Santo André Bóbola, dedicado aos jovens e a Palavra de Deus
Santo do século XVII, ele nasceu na Polônia e ficou conhecido como “caçador de almas”. 
Santo André Bóbola pertenceu à Companhia de Jesus como sacerdote jesuíta dedicado aos jovens e ao anúncio da Palavra de Deus num tempo dos cismas, quando a fé católica não era obedecida. Viveu também dentro de um contexto onde politicamente existia um choque entre a Polônia e a Rússia.
Certa vez, com a invasão dos soldados cossacos, ou seja russos na Polônia, os cismáticos aproveitaram a ocasião para entregar o santo. Ele, que tinha sido instrumento para muito se voltarem ao Senhor, foi preso injustamente e sofreu na mão dos acusadores. Foi violentado, mas não renunciou a sua fé. Renunciou a própria vida, mas não a vida em Deus. No ano de 1657, morreu mártir. O “caçador de almas” hoje intercede para que nós.
Santo André Bóbola, rogai por nós.