sábado, 14 de maio de 2016

Evangelho do Dia/Santo do Dia

14 de maio de 2016 – CNBB
1ª Leitura - At 1,15-17.20-26
A sorte caiu em Matias,
o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,15-17.20-26
15Naqueles dias,
Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse:
16"Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus.
17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério.
20De fato, no livro dos Salmos está escrito:`fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!'E ainda: `Que outro ocupe o seu lugar!'
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós,
22a começar pelo batismo de João até ao dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição."
23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias.
24Em seguida, fizeram esta oração: "Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes
25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!"
26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. cf.8)
R. O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
Ou:
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *louvai, louvai o nome do Senhor!
2Bendito seja o nome do Senhor, *agora e por toda a eternidade!R.
3Do nascer do sol até o seu ocaso, *louvado seja o nome do Senhor!
4O Senhor está acima das nações, *sua glória vai além dos altos céus.R.
5Quem pode comparar-se ao nosso Deus, + ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono *
6e se inclina para olhar o céu e a terra?R.
7Levanta da poeira o indigente *e do lixo ele retira o pobrezinho,
8para fazê-lo assentar-se com os nobres, *assentar-se com nobres do seu povo.R.
Evangelho - Jo 15,9-17
Ninguém tem maior amor do que
aquele que dá a vida pelos amigos
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,9-17
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
9Como meu Pai me amou,  assim também eu vos amei.Permanecei no meu amor.
10Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor,assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor.
11Eu eu vos disse isto,para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.
17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.
Palavra da Salvação.
SANTO DO DIA
São Matias, testemunha do Ressuscitado
Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.
No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: “…é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias” (Atos 1,22-23).
São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento.
São Matias, rogai por nós!