domingo, 15 de maio de 2016

Alerta: Vela provocou incêndio e morte de bebê com um ano e três meses em Novo Gama/GO

Correio Braziliense - Uma criança de um ano e três meses morreu queimada enquanto dormia, por volta das 3h deste sábado (14/5). O incidente ocorreu no Setor de Chácaras Minas Gerais, no Pedregal, na cidade do Novo Gama (Goiás). Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil de Goiás, uma vela acesa teria causado o incêndio que vitimou a menina. Dielly de Almeida Santos estava em casa com um irmão de 4 anos. Ele conseguiu correr do fogo e passa bem.
A mãe, Jessyca Oliveira dos Santos, teria saído para uma festa e deixado os filhos sozinhos. Dielly foi achada carbonizada sob uma cama. A mãe fugiu quando soube do incêndio, mas foi localizada no início da tarde no Jardim Paiva, outro bairro do Novo Gama. De acordo com informações do Batalhão de Polícia do Novo Gama, a mãe fará exame de corpo de delito nesta tarde. Jessyca está detida na delegacia e pode sair mediante pagamento de fiança.

Em depoimento não formal à delegada plantonista Maria Isabel Pires, Jessyca teria se justificado que não deixou as crianças sozinhas. Elas estariam sob os cuidados de um adolescente de 14 anos. Entretanto, ele não foi identificado nem encontrado pela polícia. "As versões ouvidas até agora não estão batendo. Jessyca disse que saiu para conversar (e não para uma festa), mas uma testemunha disse que ela saiu para beber e que dizia que era muito jovem e precisava curtir a vida", informou a delegada. A mãe deve responder por homicídio culposo, quando não há intenção de praticar o crime.
O corpo da menina está no Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia. Segundo testemunhas ouvidas pelo Correio, as histórias de abandono eram recorrentes. O caso era, inclusive, acompanhado pelo Conselho Tutelar. Familiares postaram a tragédia nas redes sociais, lamentando o ocorrido.
Em sua página pessoal, a avó da menina escreveu:

“Gente, morreu hoje nessa madrugada minha neta queimada dentro de uma casa onde ela estava sozinha, e a mãe tava em uma festa, uma mulher sem responsabilidade fizemos de tudo para tirar ela das mãos dessa mulher, acionamos conselho tutelar, fomos no forum e todo mundo foi contra a gente, dizendo que ninguém tirava o direito da mãe, agora a menina faleceu e a gente fez de tudo pra avisar que ela  ainda iria matar essa menina.”