terça-feira, 17 de maio de 2016

16 de Maio - Dia do Gari que merece todas as nossas Homenagens

Nossa homenagem ao gari Nonato, Santo Antônio, representando todos os profissionais que faça sol ou chuva, diariamente estão nas ruas recolhendo o lixo que produzi-mos além de enfrentando algumas dificuldades. Passam muitas vezes despercebidos, sofrendo preconceitos, indiferenças e até humilhações, apesar de tão necessários.
Os garis são os valorosos profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, prédios comerciais, além de varrer ruas, praças e parques.

Data em que ainda não há uma legislação federal, mas é lembrada em centenas de municípios brasileiros. Existem na Câmara Federal projetos para oficializar o 16 de maio como o dia Nacional do Gari. A aprovação de um desses projetos seria uma justa homenagem aos milhares de trabalhadores que apesar serem tão comuns nas áreas urbanas.
Origem da Palavra
O termo Gari começou a ser utilizado para denominar os homens que atuavam na coleta de lixo, na época do Brasil Império e fazia referência a Pedro Aleixo Gary, empresário francês, contratado pela Corte Brasileira para organizar o serviço de limpeza na cidade do Rio de Janeiro em 1876. Com o tempo, os funcionários que trabalhavam para Pedro Aleixo ficaram conhecidos como a “Turma do Gari” ou simplesmente, Garis.