segunda-feira, 18 de abril de 2016

Mais 4 presos escapam de cadeias no RN; somente este ano, 171 já fugiram

G1 RN - Mais quatro presos fugiram na madrugada desta segunda-feira (18) de unidades prisionais do Rio Grande do Norte. As fugas foram confirmadas por Zemilton Silva, diretor da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape). Por um buraco aberto na parede de uma cela, três escaparam do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Macaíba, na Grande Natal. E, por um buraco no teto, um detento  fugiu do CDP da Ribeira, que fica na Zona Leste da cidade.
Com as fugas desta segunda, chega a 171 o número de detentos que escaparam do sistema prisional potiguar somente este ano. Neste fim de semana, 14 presos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado.
Em contato com o G1, Zemilton relatou que a primeira fuga da madrugada aconteceu no CDP de Macaíba. Os presos abriram um buraco em uma das celas do primeiro andar da unidade. Três saltaram até o chão e, em seguida, pularam o muro. São eles: Igor Alves da Silva, David Lima da Silva e Eduardo Augusto Santos da Silva.
Já a fuga no CDP da Ribeira, os detentos fizeram um buraco no teto. Contudo, apenas um conseguiu fugir. O preso que escapou ainda não foi identificado.
Calamidade
O governo do Rio Grande do Norte renovou por mais seis meses o decreto de calamidade no sistema prisional potiguar. A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, foi publicada na edição do dia 17 de março do Diário Oficial do Estado (DOE). O documento diz que a renovação tem por objetivo "legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento".