Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Maior hospital público do RN é o 1º do Nordeste a implantar telemedicina

G1 RN - Máquina possui microfone e câmeras e permite interação entre profissionais. Método serve como uma segunda opinião em situações de dúvida.
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, é o primeiro do Nordeste a contar com uma nova tecnologia chamada 'telemedicina'. O sistema funciona por meio de uma máquina que realiza uma conferência com áudio e vídeo. O hospital fica no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde explica que a ideia é que haja um contato de um médico com outro profissional. Assim, servirá como uma segunda opinião nas situações em que o médico não estiver totalmente certo sobre que procedimento adotar com determinado paciente. Os primeiros testes e treinamentos aconteceram na terça-feira (19). Um paciente foi avaliado na UTI e a conversa aconteceu entre os médicos sem interferências na comunicação. No mesmo dia, um novo teste também obteve sucesso.
A máquina que permite a interação entre os profissionais é equipada com teclado, monitor, duas câmeras, microfone e headset. Toda a comunicação é feita através da internet. Para os casos neurológicos, as conversas poderão acontecer de domingo a domingo, das 10h às 13h. Já os casos clínicos, contam com assistência 24h.
A Sesap acrescenta que a implantação da telemedicina é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein, para trazer benefícios à assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que chegam ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Em resumo, o envio de informações sobre a condição de saúde do paciente entre profissionais médicos (um do Walfredo e um do Einstein) proporcionará a conclusão de um diagnóstico com maior segurança.
Como funciona
Para que a comunicação entre os médicos possa acontecer, primeiro é necessário que o profissional do Walfredo insira em um miniprontuário eletrônico (smart consult) o maior número de informações possíveis sobre o quadro de saúde do doente. Em seguida, uma chamada com vídeo conecta os dois profissionais que discutem o caso até chegar a um denominador comum. Todos os dados inseridos do paciente ficam gravados na máquina, caso seja necessário um novo acesso.
Para facilitar a conversa entre as partes, o sistema permite o envio online de documentos em formato jpeg, doc, pdf e xls. Também há a possibilidade do envio de imagens direto do PAX (raio-x digital) do Walfredo Gurgel para o consultor do Einstein.
Segundo  Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diretora geral do hospital, para os casos de sepse (infecção generalizada), trauma e Acidente Vascular Encefálico (AVE), por exemplo, as medidas que serão adotadas pelo médico assistente serão mais ágeis. “Para situações assim, o Albert Einstein já possui protocolos muito bem definidos e formalizados”, informou. A máquina também possui rodas e atenderá a todos os pacientes internos em setores assistenciais do hospital.

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)