sábado, 30 de abril de 2016

Evangelho do Dia/Santo do Dia

30 de abril de 2016 – CNBB
1ª Leitura - At 16,1-10
'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'
Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,1-10
Naqueles dias:
1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego.
2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo.
3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas.
5As igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número.
6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.
8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade.
9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: 'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'
10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 99, 2. 3. 5 (R. 2a)
R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria,*ide a ele cantando jubilosos!R.
3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus,*nós somos seu povo e seu rebanho.R.
5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,sua bondade perdura para sempre,*seu amor é fiel eternamente!R.
Evangelho - Jo 15,18-21
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,18-21
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.
19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'.
Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Jo 15, 18-21
Todas as pessoas vivem segundo uma hierarquia de valores que norteiam a sua existência. Esta hierarquia de valores é determinada pelas experiências da vida, pela educação recebida, pela cultura em geral e pelos conhecimentos adquiridos. Quando uma pessoa é de fato alguém de fé, a fé passa a ser o elemento fundamental da sua hierarquia de valores, toda a sua vida é direcionada para ela e todos os esforços são no sentido de defender e assumir esses valores. Mas quem vive segundo a hierarquia de valores proposta pelo mundo, defende com todas as suas forças os valores do mundo e combate os valores da fé, odiando quem é de Jesus.
SANTO DO DIA
São José Benedito Cottolengo, sacerdote dos desprotegidos
Acolhia pobres, doentes mentais, físicos e todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual
Hoje, lembramos São José Benedito Cottolengo que nasceu em Bra, na Itália, onde desde de pequeno demonstrou-se inclinado à caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação, tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.
Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu em seus braços; espantado, retirou-se em oração e nisso Deus fez desabrochar no seu coração a necessidade da criação de uma casa de abrigo que, mesmo em meio às dificuldades, foi seguida por outras. Esse grande homem de Deus acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.
Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, estas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se “Pequena Casa da Divina Providência”. Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir aos necessitados, pois já dizia ele: “Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!”.
Entrou no Céu com 56 anos.
São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!