quarta-feira, 2 de março de 2016

Mais de 35 milhões brasileiros sofrem com algum tipo de problema de visão

Por Estadão  - Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que no Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem algum problema de visão (aproximadamente 19% da população). Em torno de 500 mil pessoas tiveram o diagnóstico de cegueira.
Inúmeros desses problemas poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem mais a saúde dos olhos diz o cirurgião-oftalmologista, Dr. Renato Neves, que é pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School – Massachusetts Eye and Ear Infirmary e no MIT ? Massachusetts Institute of Technology.
“Os cuidados com a saúde dos olhos devem começar desde cedo, essa é a melhor forma de prevenir doenças, e principalmente uma boa maneira de lutar contra o envelhecimento dos olhos e a cegueira na terceira idade”, afirma o especialista.
Muitas pessoas ainda deixam de lado a preocupação com a visão e só se previnem quando a doença vem à tona, e aí pode ser tarde demais para tratar, lembra o Dr. Renato Neves.
“Cuidados precoces podem evitar, postergar ou atenuar algum problema, por isso, é muito importante que a pessoa procure um especialista sempre que perceber algo diferente, como uma coceira excessiva, olhos lacrimejando constantemente, vermelhidão e até uma dor de cabeça que se mantém por dias”.
O cirurgião-oftalmologista diz que cultivar bons hábitos, como praticar exercícios regularmente, não fumar, usar óculos escuros, mesmo em dias nublados, e manter uma alimentação saudável também contribuem e muito com a saúde dos olhos
“Hábitos comuns como esse podem prevenir doenças mais comuns, como a conjuntivite, até as graves, como a catarata e o glaucoma. Com a saúde geral em dia, a tendência é que a saúde dos seus olhos não fique comprometida. Cuidados precoces com a visão podem evitar problemas futuros sérios”, conclui Dr. Renato Neves.
Confira algumas dicas que podem contribuir para manter a saúde ocular em dia.
1) Não fumar;
2) Praticar exercícios regularmente;
3) Manter uma alimentação saudável;
4) Não usar maquiagens vencidas ou falsas;
5) Usar óculos escuros, mesmo em dias nublado;
6) Procurar um oftalmologista para fazer um checkup da visão;
7) Não usar o computador durante períodos ininterruptos, é sempre importante parar a cada duas horas, para dar um descanso aos olhos;
8) Nunca usar óculos de grau ou de sol falsos;