Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Evangelho do Dia/Santo do Dia

8 de março de 2016 – CNBB
1ª Leitura - Ez 47,1-9.12
Vi sair água do lado direito do templo, e
todos os que esta água tocou foram salvos.
Leitura da Profecia de Ezequiel 47,1-9.12
Naqueles dias:
1O anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saia água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar.
2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito.
3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos.
4Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos.
5Mediu mais quinhentos metros e me fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado.
6Ele me disse: 'Viste, filho do homem?' Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio.
7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio.
8Então ele me disse: 'Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis.
9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio.
12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio'.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 45, 2-3. 5-6. 8-9 (R. 8)
R. Conosco está o Senhor do Universo!  O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
2O Senhor para nós é refúgio e vigor, *sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3assim não tememos, se a terra estremece, * se os montes desabam, caindo nos mares.R.
5Os braços de um rio vêm trazer alegria *à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! * Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.R.
8Conosco está o Senhor do universo! * O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
9Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus * e a obra estupenda que fez no universo.R.
Evangelho - Jo 5,1-16
No mesmo instante o homem ficou curado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,1-16
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém.
2Existe em Jerusalém,  perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico.
3Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse.
4De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado  e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?'
7O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina,
quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'.
8Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.'
9No mesmo instante,  o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado.
10Por isso,  os judeus disseram ao homem que tinha sido curado:
'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.'
11Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.'
12Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?'
13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado.  Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'.
15Então o homem saiu  e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado.
16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus,  porque fazia tais coisas em dia de sábado.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Jo 5, 1-16
Muitas vezes, as pessoas que sofrem diferentes formas de males possuem uma fé muito grande no poder de Deus, mas de algumas formas são impedidas de chegar até ele e receber as suas graças, condição indispensável para a superação de seus males e sofrimentos. É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina. Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na vida divina e um relacionamento pessoal com ele, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância.
SANTO DO DIA
São João de Deus - Patrono dos hospitais
São João de Deus doou parte da sua vida aos cuidados com os doentes e os mais necessitados
Neste dia, lembramos a vida de João Cidade que depois de viver longa aventura distante de Deus, aventurou-se ao Evangelho e hoje, é aclamado como São João de Deus, o patrono dos hospitais. João nasceu em Évora, Portugal, em 1495; com oito anos fugiu de casa e foi para a Espanha, onde fez obras e vivenciou inúmeras aventuras.
Começou João suas histórias, cuidando do rebanho, depois com os estudos tornou-se administrador, mas encantado pelo militarismo, tornou-se soldado e combateu na célebre batalha de Pávia, onde saiu vitorioso ao lado de Carlos V. Certa vez foi morar em Granada e lá abriu um pequeno negócio de livros, sendo que, ao mesmo tempo, passou a ouvir o grande santo pregador João de Ávila, que no Espírito Santo suscitou a conversão radical de João.
Do encontro com Cristo, começou sua maior aventura, que consistiu em construir com Cristo uma história de santidade. Renunciou a si mesmo, assumiu a cruz e se colocou radicalmente nos caminhos de Jesus, quando no distribuir os bens aos pobres, e acabou sendo lançado num hospital de loucos por parte dos conhecidos, já que João começava a ter inúmeras atitudes voluntariamente estranhas, que visavam não o manicômio, mas a penitência pela humilhação. Como tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, acabou sendo providencial o tempo que João passou sofrendo naquele hospital, pois diante do tratamento desumano que davam para os pobres e doentes mentais, o Senhor suscitou no coração de João o carisma para lidar com os doentes na caridade e gratuidade.
Desta forma, São João, experimentando a vida na Providência, passou a acolher numa casa alugada, indigentes e doentes, depois entregou-se ao cuidado exclusivo num hospital fundado por ele em Granada (Espanha) e assistido por um grupo de companheiros que, mais tarde, constituíram a Ordem Hospitalar de São João de Deus, o qual entrou no céu em 1550.
São João de Deus, rogai por nós!

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)