Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Comunidade Shalom encena a Paixão de Cristo no no anfiteatro da UFRN

Novo Jornal - Todos os anos várias cidades brasileiras exibem suas produções da tradicional Via Sacra, que normalmente acontecem antes ou durante a Semana Santa, que antecede o período da Páscoa. Em Natal não é diferente.
Em sua 11º edição, o musical “A paixão de Cristo: nova terra novos céus” segue com apresentações até amanhã, sempre às 18h, no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A entrada é gratuita e a duração da encenação é de 1h30.
O espetáculo é Organizado pela Comunidade Católica Shalom com recursos da Lei de Incentiva á Cultura Djalma Maranhão e parcerias de empresas privadas. A expectativa da organização é de um público superior a 15 mil pessoas durante as três noites de apresentações.
Composto por um elenco de 240 atores potiguares, o espetáculo está dividido em quatro atos, sendo eles: a vida pública de Jesus e seu primeiro milagre, a Paixão de Cristo da sua prisão até a morte, o momento da ressurreição e o Pentecoste.
A ideia, segundo a produtora artística do espetáculo, Glícia Souza, é sensibilizar o público com o Ano Jubilar da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco para 2016. Ainda sobre os espectadores, Souza garante que eles “podem esperar uma grande experiência com a misericórdia de Deus”.
E entre as novidades da encenação deste ano está a inclusão de um prólogo para  objetivando “expressar por meio da arte a misericórdia de Deus através do sangue de Cristo derramado na cruz”, acrescentou a produtora.
Também entrando como inovação, a exibição vai contar com uma trilha sonora de 14 músicas. A playlist é assinada pelo músico Eduardo Taufic.
Uma projeção mapeada também entra como novidades este ano. O objetivo é ambientar as cenas do espetáculo usando cenários digitalmente recriados. Serão usados três painéis que juntos tem a proporção de 9 metros de altura por 22 de metros de largura.
“Vamos utilizar esse recurso de imagens em movimento para deixar o espetáculo ainda mais bonito”, revela Souza.
Outras novidades
Buscando chamar atenção da sociedade para à temática da fome, a campanha social da Paixão de Cristo desse ano busca arrecadar alimentos para doação. A campanha pretende fazer a doação dos alimentos ao Centro de Reabilitação Infantil, unidade de referência estadual para atendimento às crianças e adolescentes com deficiências.
Além disso, pensando em convidar deficientes visuais para o espetáculo, foram espalhados por Natal cartazes em braile. A ação faz parte da proposta de tornar o musical acessível ao público da capital potiguar.
Eles ainda têm o projeto ousado de nos próximos anos o objetivo será não somente dar as informações, mas também transcrever a arte do panfleto em braile.
Histórico do período
A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. As encenações mostram as ultimas semanas de vida dele ao público, descrevendo os eventos e sofrimentos de Jesus.
Na história, Jesus é acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel. Logo, é condenado à morte no Império Romano, comandado pelo Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região da Judéia.
A sua morte na cruz representa, segundo os preceitos da Igreja Católica, que o seu sofrimento teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade.
A Semana Santa, que começa com o domingo de Ramos e tem na Sexta-Feira Santa a celebração da paixão de Cristo, encerra-se com o domingo de Páscoa, que relembra o que teria sido a ressurreição de Jesus Cristo.
Comunidade Shalom
A Comunidade Católica Shalom foi fundada em julho de 1982, por Moysés Louro de Azevedo Filho, com o objetivo de levar Jesus Cristo e Sua Igreja àqueles que deles estivessem distantes, especialmente os jovens.
A fundação ocorreu exatamente dois anos após a primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Logo, grupos de orações se multiplicam, trabalhos de evangelização, formação e de promoção humana se intensificam, vocações surgem e bispos começaram a pedir casas do Shalom em suas dioceses.
No ano de 1998, o arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, assinou o decreto de reconhecimento canônico do Shalom, em nível diocesano. O reconhecimento pontifício veio em 2007.
Já em 22 de fevereiro de 2012, com o fim do período ad experimentum, a Santa Sé confirmou o reconhecimento da Comunidade como associação privada internacional de fiéis e aprova definitivamente seus Estatutos.
Serviço
Espetáculo: “A paixão de Cristo: nova terra novos céus”;
Local: Anfiteatro da UFRN
Data: de 18 a 20 de março;
Horário: 18h
Acesso: Gratuito.
Comunidade Shalom encena a Paixão de Cristo
Com expectativa de público superior a 15 mil pessoas, a encenação da Via Crucis acontece até amanhã no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)