sexta-feira, 25 de março de 2016

Celebração do Beijo da Cruz e Via Sacra na Paroquia Nossa Senhora da Conceição em Santo Antônio

A Sexta Feira da Paixão marca o segundo dia do tríduo pascal, momento de profunda reflexão e ampla emoção, a celebração feita simultaneamente as 15h00 na matriz Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio, simbolizando o horário em que nosso senhor morreu na cruz.
As imagens cobertas e o altar mostram a real intenção do rito de lembrar exclusivamente o nosso senhor e a sua paixão.
Um dos ápices da celebração que é o evangelho foi realizado com um tom especial para que os fieis pudessem sentir a serenidade, que passava desde a prisão de Jesus até o seu suspiro final. O beijo da cruz também foi exaltado como um horário diferenciado, pois é nesse instante que cada fiel se prostrar e beija-lo para demonstrar a nossa aliança junto com o nosso senhor.
A Procissão da Via Sacra reuniu fiéis na tarde desta Sexta-feira (25), o início da procissão ocorreu em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz, no centro da cidade, fies saíram às ruas da cidade para acompanhar o trajeto em oração.
Foram 14 estações, que lembraram a condenação de Jesus até o sepultamento.
A cada estação, o público parava a caminhada para rezar e relembrar determinado momento da paixão de Cristo. Fotos de Gileno de Biu