sábado, 20 de fevereiro de 2016

Vídeos e fotos impressionam raios e relâmpagos na PB, mas também assustam

Portal Correio - Muitos relâmpagos puderam ser observados na noite dessa quinta-feira (18) na cidade de Queimadas (Agreste do estado, a 133 km de João Pessoa). Um vídeo compartilhado pelo blogueiro Lucas Ferreira mostra bem o fenômeno. Veja um vídeo abaixo.
Em conversa com o Portal Correio, Lucas conta que as descargas elétricas duraram cerca de três horas e impressionaram pela intensidade. Ele disse ainda que os relâmpagos iluminavam o céu na direção do Litoral paraibano e que não é comum observar esse tipo de fenômeno.
“As nuvens pareciam bem carregadas. Relâmpagos vindos do lado do Sertão são mais comuns, mas da Capital não. Também não são normais relâmpagos com a intensidade dos que ocorreram ontem. Eu passei praticamente das 20h às 23h registrando. Então foi um fenômeno que durou muito tempo se comparado às outras vezes que eu observei. Outra coisa que me chamou atenção foi o fato de estar tão perto aqui de Queimadas, mas não chegar a trazer chuvas”, relata.
De acordo com o meteorologista Alexandre Magno, da Aesa, a ausência de chuvas em Queimadas não deve causar estranhamento. Ele também falou que a intensidade dos fenômenos observados nessa quinta-feira não foge do padrão da região.
“No caso de ontem especificamente, houve chuvas representativas do Litoral ao Sertão e, como Queimadas está numa região intermediária, a observação de relâmpagos era esperada. Quanto à intensidade desses fenômenos, não há registro de algo fora do comum. E sobre o fato de não ter chovido também não, isso indica apenas que as nuvens formadas no setor Leste do estado, ou seja, no Litoral, não chegaram à cidade”, explica.