Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Em Acari é sucesso método de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Portaln10 - Na exibição do Ranking de Infestação de Dengue no Seridó, divulgado pela IV URSAP, esta semana, o município de Acari está numa colocação “confortável” com apenas 5 casos registrados, enquanto as cidades vizinhas têm centenas.
O sucesso no combate ao mosquito causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika, se dá ao novo método de combate, implantado pela gestão municipal, desde 2013: O peixamento dos reservatórios.
Com a chegada do Coordenador de Endemias, Chaguinha Araújo, a Secretaria de Saúde adotou o método, mantendo 6 criadouros de peixes da espécie Guppy (O Barrigudinho, também chamado de lebiste  – Poecilia reticulata), para multiplicá-los e distribuí-los na comunidade, através dos agentes.
Segundo o coordenador de Endemias, o método é um sucesso em Acari: “Diariamente eu recebo várias pessoas aqui no nosso prédio solicitando os peixes. Fico bastante feliz com isso, pois a aceitação desse sistema de tratamento torna o método um sucesso. Estamos alcançando resultados bastante positivos, pois quase todas as casas de Acari tem o peixe Guppy em seus reservatórios. Praticamente, todos os reservatórios rasteiros como: tanques, toneis e caixas estão ‘peixadas’.”
Para cada caixa de 1.000 litros, são inseridos dois ou três peixinhos para combater as larvas do mosquito. Os interessados em utilizar o método do peixamento em casa podem obter os peixinhos na sede da Coordenação de Endemias em Acari, localizada na Rua Dr. José Gonçalves (ao lado da Feira Livre).
O GUPPY
O Barrigudinho, também chamado de Guppy ou lebiste é um peixe ornamental de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos, usado em exposições aquarísticas. O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos.

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)