terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Secretaria de Saúde divulga cartilha sobre a prevenção do zika vírus

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE), divulga uma cartilha de alerta à população sobre a prevenção ao zika vírus, em especial á mulher em idade fértil, gestantes, recém-nascidos e recém-nascidos com microcefalia.
A chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aline Bezerra, explica que a cartilha pretende orientar e informar a população sobre o papel frente a redução dos focos do Aedes aegypti, causador do zika vírus. Ela recomenda que para informações seguras, as pessoas devem utilizar sites de referência oficiais como o do Ministério da Saúde ou da Prefeitura Municipal do Natal.
A cartilha traz algumas orientações de prevenção: utilize telas em janelas e portas; faça uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas – e se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas; fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.