domingo, 17 de janeiro de 2016

Governo efetiva cessão de área para instalação do Memorial Padre João Maria

Em uma celebração na noite deste sábado (16) na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Areia Preta em Natal, o governador Robinson Faria, receberam os agradecimentos do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha pelo ato do Governo do Estado ter concedido a cessão de uma área para instalação do Memorial Padre João Maria e da Casa Paroquial.
O deputado estadual José Dias, autor da proposta aprovada na Assembleia Legislativa que permitiu a desapropriação da área pela administração estadual destacou o fato do atendimento ao pleito da comunidade e disse que “o momento é de gratidão, depois de um longo processo que culminou com a cessão de uso da área”.  
Biografia do Padre Maria  
João Maria Cavalcanti de Brito, o Padre João Maria, nasceu na antiga Fazenda Logradouro do Barro, hoje Fazenda Três Riachos, em Jardim de Piranhas, município da região Seridó, no Rio Grande do Norte. Filho mais novo do casal Amaro Cavalcanti e Ana de Barros, fez curso eclesiástico em um seminário de Olinda e foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1871, no Ceará. Realizou a primeira missa em Caicó quando tinha 23 anos de idade. Foi vigário de Jardim de Piranhas, Acari e Natal, assumindo a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral da capital, em 1881.
Dedicou-se ao combate à seca e à epidemia de varíola. Também atuou pela libertação dos escravos. Criou em Natal a Escola São Vicente, para crianças pobres, e fundou a imprensa católica, editando o jornal "Oito de Setembro". Batizou milhares de natalenses, entre eles o historiador Luís da Câmara Cascudo, no dia 9 de maio de 1901.
Faleceu em 16 de outubro de 1905, vítima da doença que combateu, a varíola. Sua morte abalou a cidade e passou a ser considerado como o Santo de Natal. Um busto em sua homenagem foi colocado na praça que hoje recebe seu nome, no centro de Natal. No local os fiéis fazem promessas, depositam ex-votos e acendem velas.
Os restos mortais do Padre João Maria estão guardados na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Areia Preta, em Natal, onde em anexo será instalado o seu memorial na área cedida agora pelo Governo do Estado.
BEATIFICAÇÃO
Em 2002 foi iniciado um processo de beatificação do Padre João Maria.  O cônego José Maria é o postulador da santidade do padre norte-rio-grandense que está em curso junto ao Vaticano. A popularidade do Padre João Maria lhe trouxe tratamento carinhoso por onde passou. Também era chamado por "Benzinho do Seridó", "O Santo", "Padre João de Deus", "Apóstolo da Caridade", "Anjo da Cidade", "Santo do Seridó" e "Santo de Natal".