Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Governo efetiva cessão de área para instalação do Memorial Padre João Maria

Em uma celebração na noite deste sábado (16) na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Areia Preta em Natal, o governador Robinson Faria, receberam os agradecimentos do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha pelo ato do Governo do Estado ter concedido a cessão de uma área para instalação do Memorial Padre João Maria e da Casa Paroquial.
O deputado estadual José Dias, autor da proposta aprovada na Assembleia Legislativa que permitiu a desapropriação da área pela administração estadual destacou o fato do atendimento ao pleito da comunidade e disse que “o momento é de gratidão, depois de um longo processo que culminou com a cessão de uso da área”.  
Biografia do Padre Maria  
João Maria Cavalcanti de Brito, o Padre João Maria, nasceu na antiga Fazenda Logradouro do Barro, hoje Fazenda Três Riachos, em Jardim de Piranhas, município da região Seridó, no Rio Grande do Norte. Filho mais novo do casal Amaro Cavalcanti e Ana de Barros, fez curso eclesiástico em um seminário de Olinda e foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1871, no Ceará. Realizou a primeira missa em Caicó quando tinha 23 anos de idade. Foi vigário de Jardim de Piranhas, Acari e Natal, assumindo a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral da capital, em 1881.
Dedicou-se ao combate à seca e à epidemia de varíola. Também atuou pela libertação dos escravos. Criou em Natal a Escola São Vicente, para crianças pobres, e fundou a imprensa católica, editando o jornal "Oito de Setembro". Batizou milhares de natalenses, entre eles o historiador Luís da Câmara Cascudo, no dia 9 de maio de 1901.
Faleceu em 16 de outubro de 1905, vítima da doença que combateu, a varíola. Sua morte abalou a cidade e passou a ser considerado como o Santo de Natal. Um busto em sua homenagem foi colocado na praça que hoje recebe seu nome, no centro de Natal. No local os fiéis fazem promessas, depositam ex-votos e acendem velas.
Os restos mortais do Padre João Maria estão guardados na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Areia Preta, em Natal, onde em anexo será instalado o seu memorial na área cedida agora pelo Governo do Estado.
BEATIFICAÇÃO
Em 2002 foi iniciado um processo de beatificação do Padre João Maria.  O cônego José Maria é o postulador da santidade do padre norte-rio-grandense que está em curso junto ao Vaticano. A popularidade do Padre João Maria lhe trouxe tratamento carinhoso por onde passou. Também era chamado por "Benzinho do Seridó", "O Santo", "Padre João de Deus", "Apóstolo da Caridade", "Anjo da Cidade", "Santo do Seridó" e "Santo de Natal". 

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)