terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Evangelho do Dia/Santo do Dia

5 de janeiro de 2016 – Paulinas
Evangelho de hoje: Mc 6,34-44
Depois da Epifania
Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas. A hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e disseram: "Este lugar é deserto, e já é tarde. Despede-os, para irem aos sítios e aldeias vizinhas a comprar algum alimento”. [...] Ele perguntou-lhes: "Quantos pães tendes? Ide ver”. [...] Então, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e os deu a seus discípulos, para que lhos distribuíssem, e repartiu entre todos os dois peixes. Todos comeram e ficaram fartos.
Comentário
Não invejemos aquela multidão a quem Jesus dirigiu seus ensinamentos, após se ter compadecido dela. Pois temos acesso à sua Palavra todos os dias na leitura do Evangelho. Mas é importante que estejamos atentos ao que o divino Espírito Santo busca nos inspirar. Quem é surdo à sua voz, que nos leva a propagar o Evangelho por toda parte, torna-se um cristão mudo que nem fala nem evangeliza. Frequentemente rezamos a Cristo e ao Pai. Ao Espírito, porém, não oramos com frequência. No entanto, é preciso pedir sua força e sua inspiração, assim que acordamos e antes de nossos trabalhos. No dia de nosso Batismo, nós o recebemos. Está dentro de nós. Ouçamos sua voz.
São João Nepomuceno Neumann
É modelo de pastor e defensor da liberdade que salva e liberta.
São João Nepomuceno Neumann, natural de Boêmia, nasceu no ano de 1811. Ao ser despertado para o chamado à vida sacerdotal, fez toda a sua formação, mas foi acolhido nos Estados Unidos, em Nova York, pelo Bispo Dom João. Ali, foi ordenado. Como padre, buscou ser fiel à vontade do Senhor. São João pertenceu a congregação dos padres redentoristas e, ao exercer vários cargos, sempre foi marcado pelo serviço de humildade, de ser servo de Deus e servir ao Senhor por amor aos irmãos.
O Espírito Santo pôde contar com ele também para o episcopado, ser um dos sucessores dos apóstolos. Como bispo, participou em cerca de oitenta igrejas e cerca de cem colégios; até a própria Sé, na Filadélfia, foi construída através do seu serviço, do seu ministério episcopal.
São João Nepomuceno Neumann, modelo de pastor e defensor da liberdade que salva e liberta. Uma imagem, um reflexo do Bom Pastor.
Em 1860, ele partiu para a glória do Senhor.
São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós!