Pular para o conteúdo principal

Impostômetro do RN

Evangelho do Dia/Santo do Dia

28 de janeiro – CNBB
1ª Leitura - 2Sm 7,18-19.24-29
Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família?
Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,18-19.24-29
Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo
18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: 'Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui?
19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!
24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus.
25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa, e faze como disseste!
26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: 'O Senhor Todo-poderoso é o Deus de Israel'. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença.
27Pois tu, Senhor Todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: 'Eu te construirei uma casa. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração.
28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa ao teu servo,
29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre'.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 13l, 1-2. 3-5.11. 12. 13-14 (R. Lc 1,32b)
R. O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
1Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi * e de quanto vos foi ele dedicado;
2do juramento que ao Senhor havia feito * e de seu voto ao Poderoso de Jacó:R.
3'Não entrarei na minha tenda, minha casa, * nem subirei à minha cama em que repouso,
4não deixarei adormecerem os meus olhos, * nem cochilarem em descanso minhas pálpebras,
5até que eu ache um lugar para o Senhor, * uma casa para o Forte de Jacó!'R.
11O Senhor fez a Davi um juramento, * uma promessa que jamais renegará: 'Um herdeiro que é fruto do teu ventre * colocarei sobre o trono em teu lugar!R.
12Se teus filhos conservarem minha Aliança * e os preceitos que lhes dei a conhecer,
os filhos deles igualmente hão de sentar-se * eternamente sobre o trono que te dei!'R.
13Pois o Senhor quis para si Jerusalém * e a desejou para que fosse sua morada:
14'Eis o lugar do meu repouso para sempre, * eu fico aqui: este é o lugar que preferi!'R.
Evangelho - Mc 4,21-25
A lâmpada, traz-se, para ser colocada sôbre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,21-25
Naquele tempo, Jesus disse à multidão:
1'Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, nóo a coloca num candeeiro?
22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.
23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.'
24Jesus dizia ainda: 'Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais.
25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.'
Palavra da Salvação.
Reflexão - Mc 4, 21-25
A nossa vida não pode ser como a dos fariseus, que aparentam ser uma coisa quando na verdade são outra. Somos chamados a ser filhos da luz e a viver como filhos da luz, testemunhando o amor e a presença de Deus para todas as pessoas. Os nossos pecados se opõem a esse chamado, dificultando o nosso testemunho e obscurecendo a presença de Deus. Mas Deus age com misericórdia para conosco, se procuramos nos reconhecer pecadores e buscamos a nossa conversão juntamente com a conversão dos nossos irmãos e irmãs. Mas se agimos como fariseus, demonstrando uma santidade que não temos e condenando os pecados das outras pessoas, Deus nos pagará com a mesma moeda.
Santo do Dia
Santo Tomás de Aquino, professor e consultor da Ordem
Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno
Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: “Quem é Deus?”.
A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.
Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado “Doutor Angélico”, Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.
Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Postagens mais visitadas deste blog

ÁUDIO: Capitão Styverson detona a Polícia Civil diz que agentes e delegados são preguiçosos.

O temido capitão da Lei Seca, Styverson Valetim, que faz um excelente trabalho nas blitzes de trânsito, criticou com veemência os integrantes da Polícia Civil em um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp. “Meu trabalho funciona, pois só depende de mim. Não sou vinculado à Polícia Militar”, disse Styverson no áudio, fazendo críticas até a corporação que faz parte. Depois detonou a Polícia Civil: “O Policial Civil ganha muito bem e um delegado ganha R$ 23 mil para não fazer nada”. “Já denunciei as delegacias que não querem trabalhar por preguiça”, diz ainda o Capitão Styverson. (HeitorGregório).

Violência no Rio Grande do Norte - 29.05.2016

Casal aborda e da garupa da motocicleta mulher mata jovem no Igapó 190rn - Um homicídio foi registrado neste sábado no bairro de Igapó, vitimando um jovem identificado como Eduardo, conhecido como “Dudu”, que foi vítima de pelo menos quatro disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, a vítima estava em frente a uma residência quando um casal chegou no local em uma motocicleta e a mulher, que estava na garupa, atirou contra ele.
Após ter sido ferido, ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar. Mototaxista é executado dentro de casa em São Paulo do Potengi 190rn - Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo, na cidade de São Paulo do Potengi vitimando um mototaxista identificado como Paulo Sérgio, mais conhecido na cidade como “Rosinha”. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, quando estava na sua residência e ainda foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos, morrendo antes da c…

Mega Fazenda de Lula na Argentina

Segundo o guia dos pescadores a Mega Fazenda pertence ao ex-presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e seu filho Lulinha. Assistam o vídeo e vejam onde o dinheiro do Brasil, do povo brasileiro está indo parar. (jonasmelloradialista)