quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Jardim do Seridó celebra tradicional Festa dos Negros do Rosário

Começa nesta quarta-feira, 30 de dezembro, a mais antiga manifestação da religiosidade popular de Jardim do Seridó: A Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, uma tradição desde 1863. Hoje cedo, os Negros do Rosário estavam nas ruas cantando e dançando com seus espontões (bastões enfeitados com fitas coloridas em suas extremidades superiores). A festa teve origem na escravidão e na busca pela liberdade.
A abertura da festa ocorrerá às 18 horas com recitação do Rosário da Virgem Maria. Enquanto o sino da igreja bate seis pancadas para anunciar a hora do Ângelus, um pouco distante dali, ouve-se o estourar dos foguetões, proclamando o início da recitação do Rosário à Virgem Maria. Defronte à Casa do Rosário, já estão expostas para veneração dos fiéis as imagens dos santos cultuados, em seus andores ricamente ornados de flores.
Em seguida, procissão para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com as venerandas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, onde haverá hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa e Celebração em honra de São Sebastião. Noite dedicada aos moradores da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros, de Parelhas. (Robson Pires)