quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Com 18 estrangeiros e 25 brasileiros no RN, Mais Médicos encerra 1º mês

G1RN
Estado terá um total de 16 municípios atendido na etapa recém finalizada. O 2º mês de seleção do programa terá o edital lançado nesta sexta (16).
O 1º mês de seleção do Programa Mais Médicos terminou com a confirmação de 25 brasileiros, formados no Brasil e exterior, e 18 estrangeiros no Rio Grande do Norte. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Saúde. O estado terá um total de 16 municípios na etapa. O 2º mês de seleção terá o edital lançado nesta sexta-feira (16) e as inscrições iniciam na segunda-feira (19) para médicos brasileiros, profissionais estrangeiros e cidades interessadas.
Os 101 municípios do RN inscritos no primeiro mês de seleção apresentaram uma demanda por 286 médicos. Na chamada de médicos brasileiros, 19 profissionais homologaram a participação para 11 cidades. Com a convocação de brasileiros formados no exterior e estrangeiros, o número subiu para 43 profissionais, que atenderão 16 cidades.
Tanto para total de municípios quanto para a quantidade de vagas solicitadas, apenas 1,5% da demanda potiguar foi atendida no primeiro mês de seleção.
O objetivo do programa é ampliar a presença dos profissionais da saúde em municípios do interior e periferias das grandes cidades. Instituída por medida provisória pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, a iniciativa ofertará bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, aos médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde.