terça-feira, 17 de maio de 2011

Fogão a lenha econômico pode ser usado em apartamento

correiobraziliense em 17/05/2011 08:00 Atualização:

Compacto e portátil, peça é de fácil instalação, consome cerca de metade da lenha necessária ao modelo tradicional e emite menos fumaça  (Ecofogão/Divulgação )
Compacto e portátil, peça é de fácil instalação, consome cerca de metade da lenha necessária ao modelo tradicional e emite menos fumaça
O tradicional fogão a lenha mineiro é tecnologia dos anos 1940 e, desde essa época, não se moderniza. Por isso, a Ecofogão trouxe para o Brasil o conceito dos ecostoves, uma nova geração de fogões em que se usa a lenha para obter o calor e a energia para cozinhar, sem, necessariamente, ter que expor a cozinheira e a casa à fumaça e fuligem, como nos fogões tradicionais. Por isso, o equipamento já é muito usado em apartamentos.

Outra vantagem do Ecofogão é a economia, já que consome, aproximadamente, a metade da lenha necessária ao fogão a lenha convencional, ou seja, somente de um a dois quilos por hora, dependendo da potência do fogo. Isso acarreta em menos da metade da fumaça emitida pelo equipamento tradicional. A redução significativa do consumo de lenha ajuda a evitar o corte exagerado de madeira e, devido ao seu moderno sistema de combustão, reduz consideravelmente a emissão de fumaça na atmosfera.

Compacto e portátil, o Ecofogão é de fácil instalação e se acomoda em qualquer parte da casa. Mesmo sendo recomendada sua fixação em um lugar seguro, o equipamento pode, caso necessário, ser movido com facilidade de um lugar a outro dentro do imóvel ou mesmo retirado em caso de mudança. Para isto, basta observar a correta montagem da chaminé, para evitar possíveis queimaduras.

A praticidade é outro diferencial do Ecofogão, já que ele permite cozinhar de várias maneiras: usando muitas panelas pequenas ou uma grande, que ocupe toda a chapa. Outra opção seria cozinhar diretamente na chapa, como é o caso de ovos fritos e bifes. Versátil, o fogão possibilita preparar desde os pratos mais comuns até os mais sofisticados, segundo o fabricante.